Cartografia

Consultar a Tabela Analítica
Cartografia a respeito da diaspora da pigmentação da Pele, Cabelos e Olhos em Portugal continental.



- Gráficos por Prof. Eusébio Tamagnini - "A Pigmentação dos Portugueses" (1916/1936).



- Gráficos por Prof. Eusébio Tamagnini - "A Côr do Cabêlo e dos Olhos nos Estudantes dos Escolas Primárias Portuguesas" (1909/10-1915).


6 comments:

  1. Sinceramente, não entendi muito bem estes gráficos. Alguém poderia me explicar a percentagem de distribuição da pigmentação da pele?

    ReplyDelete
    Replies
    1. No sul de Portugal, 25% da população têm pele branca rosada. Em torno de 50% tem pele morena trigueira e os outros 25% restantes são tons de pele branca amorenada ou pálida. Nas partes centrais do país, a pele branca rosada está reduzida para apenas um décimo da população. Os 90% restantes se dividem uniformemente entre morena trigueira e branco amorenado ou pálido. No norte do país, a cor da pele se divide quase que uniformente entre morena trigueira e pele branca pálida, sendo que a pele branca rosada que é comum a maioria dos europeus, se encontra em porcentagem muito reduzida: apenas uns 2%. Exatamente como Carleton Coon descreveu em Races of Europe: 10% tem pele rosada, 45% tem pele pálida e 45% tem pele trigueira cor de oliva, não havendo uma correlação direta com a latitude, diferente da Espanha. Interessante notar que estes mapas, contradizem o próprio autor do blog que disse que no norte do país é que se encontram mais porcentagens de pele clara. Apenas mais uma, dentre as várias mentiras apresentadas neste blog. E que não corroboram com diversos estudos antropológicos que mostram Portugal como sendo de fato, a nação mais homogeneamente morena de cor de pele, cabelos e olhos em relação a toda a Europa. O que de facto é verdade.

      Delete
    2. Ok sr.antropologo, em que estudos voce se fundamenta? Tem fontes?

      Delete
    3. É um Brasileiro ressabiado qualquer.

      Delete
    4. Não venha criticar o Brasil nem o seu povo. Voces devem calçar as sandalhas da humildade e entenderem ja não são mais nem 10% daquilo que foram nos seculos passados. Respeite a grande nação brasileira. Voces nao seriam pario ao nosso poderio militar, economico, etc

      Delete
    5. Cala-te macaco

      Delete